sexta-feira, 25 de junho de 2010

Os homens e os elogios

Semana passada fui apresentada a um amigo de uma amiga. Simpático, falastrão, simpatizei logo de cara. Enquanto aguardávamos na quilométrica fila do bandejão (apelido carinhoso do nosso Restaurante Universitário), começamos um papo descontraído, que não se sabe bem em que ponto, acabou virando um papo cabeça. Versamos do governo Wagner à preferência nacional masculina, da personalidade indecifrável de Michael Jackson ao momento de tensão entre os países sul americanos. Falamos de literatura portuguesa (ele acha que Junqueiro Freire é o cara, eu prefiro Antero de Quental) e chegamos a um acordo sobre o que seria uma mulher ideal- uma que goste e entenda de futebol, saiba cozinhar, adore sexo e não se importe com bagunça.
Ao final da (parca) refeição, enquanto nos despedíamos, ele apertando minha mão, dispara a queima roupa direto no meu coração: Nossa, foi muito bom te conhecer – abro meu melhor sorriso – você é muito bonita! Recolho o sorriso e a mão, ele me olha intrigado, pergunta inocentemente o que foi?
Poxa, o que foi? Depois de uma verdadeira maratona de cultura geral, piadas engraçadas, bom humor e simpatia, a única coisa que lhe parece relevante no final de tudo é o fato de eu ser bonita?
Ele ainda mais intrigado: Pensei que as mulheres gostassem de elogios.
Sim garotos, gostamos de elogios! Porem, elogiar uma mulher não significa apenas dizer que ela é bonita, isso uma poça de água na sarjeta pode dizer. Nossos atributos vão além do físico, do visível e material. Garotas também são inteligentes, bem humoradas, simpáticas e cultas. Garotas também têm senso de humor, sabem contar piadas, são articuladas, comunicativas e acima de tudo, se olhar bem, vai perceber que são portadoras de uma coisinha tão relegada por vocês a segundo plano, chamada personalidade. Então, que tal começar elogiar essas coisas também? 
Depois desse discurso progressivo feminista, ele agora além de intrigado, boquiaberto e com cara de paisagem: nossa não é que você tem razão? Nunca tinha pensado por esse lado - respiro aliviada- mas que você é linda é!

2 comentários: