terça-feira, 28 de abril de 2015

Pequeno retrato do mito da democracia racial no brasil


Eu não sou racista, até tenho amigos negros.
Desde que eles não sejam mais escolarizados, que não tenham um emprego melhor, que não representem nenhum tipo de ameaça. Desde que não sejam mais autônomos, independentes, inteligentes ou cultos, que não falem outro idioma, que não sejam profissionais reconhecidos e competentes, desde que não entendam de assuntos que eu desconheço, que não discorram desenroladamente sobre qualquer assunto, que não tenham casa própria ou independência financeira antes de mim, desde que não tenham lido em um mês mais livros do que um brasileiro comum lê na vida, desde que eles não se metam e entender de arte, cinema, gastronomia e musica que não seja axé, funk e pagode.
Eu até tenho amigos negros, desde que eles não corrijam meus erros ortográficos e de dicção, que seus cabelos pixaim não chamem mais atenção que minhas lisas madeixas, desde que não atraiam mais atenção com essa história de conteúdo.
Eu até tenho amigos negros, desde que eles precisem daquelas roupas que eu não uso mais ou que não me caiu muito bem, desde que eu possa recomendá-los aos meus outros amigos para que eles façam serviços domésticos pra ajudar no fraco orçamento familiar.
Não me incomodo em conviver com pessoas negras, desde que elas estejam em seus devidos lugares, ou seja, abaixo do meu.
Aos que não se enquadram, eu faço meu papel e como bom amigo, os advirto de que eles estão falando demais, que isso é pedantismo e exibicionismo, que as pessoas não gostam de gente assim que eles devem guardar para si o que sabem, que calados serão melhor aceitos em qualquer roda onde impere o senso comum, que esse negócio de dizer o que pensa, mostrar o que sabe é desnecessário, bom mesmo é ficar calado e deixar que eu fale.

Eu até tenho amigos negros, desde que me deixem falar por eles que meu pensamento sobreponha-se. Eu até tenho amigos negros, desde que eles continuem entrando pelo elevador de serviço e saindo pela porta dos fundos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário